Virada Cultural no Parque Chácara do Jóquei

Ao receber ou organizar atividades culturais e de lazer no parque, o Movimento Parque Chácara do Jóquei se preocupa com o impacto na vizinhança do parque e, principalmente, para seus moradores: os animais e as plantas!

Será que essa preocupação passou pela cabeça dos organizadores da Virada Cultural?

Soubemos pela imprensa que o parque receberá a Virada e conhecemos a programação só agora. A comunidade não foi convocada para sugerir ou avaliar as atividades propostas para o Parque. Cabe a nós agora, torcer para que não haja impacto negativo ao parque e cobrar para que os danos sejam imediatamente reparados. Quem sabe por algum patrocinador da Virada…

Por isso, voltamos a dizer: Defendemos a participação popular e a gestão democrática, para que o efetivo controle social seja realizado e o parque cumpra sua função social adequadamente.

Além disso, entendemos que a Virada Cultural tinha como objetivo a apropriação dos espaços da cidade, para o conhecimento e a melhoria da relação das pessoas com o espaço público. Nosso Movimento entende que a Virada Cultural “confinada” em parques públicos ou em espaços fechados perde essa característica. Retornar a seu modelo anterior também possibilitaria a ampliação de atividades pela cidade e não a sua redução, como acontecerá com a edição deste ano.

Registramos aqui a programação da Virada, com um misto de alegria, preocupação e descontentamento já que a comunidade não foi considerada nesse processo.

https://www.facebook.com/movimentoparquechacaradojoquei

Deixe uma resposta